Connect with us

Assessoria

TJAC e parceiros celebram a instalação de mais dois Pontos de Inclusão Digital da Justiça

Com a instalação de mais dois PIDJus, Tribunal de Justiça do Acre e parceiros, finalizam o ano com quatro pontos do serviço instalados em Rio Branco

Published

on

No primeiro dia do recesso forense, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, celebrou junto aos parceiros, a instalação de mais dois Pontos de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus). Dessa vez, na Escolas Estadual Professora Clícia Gadelha, no bairro São Francisco, e na Escola Estadual Heloísa Mourão Marques, no bairro Aeroporto Velho.

Agora são quatro PIDJus somente em Rio Branco, mas a proposta é alcançar outras cidades acreanas nessa iniciativa que tem como missão, acima de tudo, promover a inclusão digital, por meio do acesso a diversos serviços de diferentes órgãos, funcionando como um ponto de acolhimento para que o cidadão não precise se deslocar para áreas distantes de onde mora. 

O objetivo principal é maximizar o acesso à Justiça, especialmente onde não existe nenhuma unidade física do Poder Judiciário, o que muitas vezes impede o acesso à justiça de pessoas que precisam se deslocar por grandes distâncias para obter o serviço público de justiça. 

E integram essa iniciativa, junto TJAC, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14), Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Justiça Federal, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), OCA e Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi (Ipetec).

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, agradeceu aos parceiros, em especial as escolas que abraçaram a iniciativa. Segundo ela, o objetivo principal é reduzir as barreiras geográficas que por vezes limitam o acesso à justiça. “Reconhecemos que o acesso à justiça é um direito fundamental de todo cidadão, e é nossa responsabilidade assegurar que esse direito seja efetivamente exercido, independentemente de onde alguém esteja localizado”, ressaltou. 

“Juntos, transformamos realidades e construímos um futuro mais justo isso é o PIDJus”

Ela também comentou que o PIDJus “é um farol de esperança e oportunidade, capacitando nossos cidadãos com conhecimento e acesso aos seus direitos. Juntos, estamos transformando realidades e construindo um futuro mais justo para nossa amada comunidade”, frisou.

Participaram da entrega das novas instalações, a procuradora de Justiça do MPAC, Rita de Cássia, e o secretário adjunto de Estado de Educação, Tião Flores, bem como os diretores do TJAC, Evandro Luzia e Solange Chalub.

Os monitores do PIDJus que ajudarão as pessoas na busca pelos serviços, são jovens selecionados da própria comunidade onde eles estão instalados, que passam por todo um treinamento com as instituições inseridas na iniciativa. Para eles, a oportunidade é também de inserção no mercado de trabalho e de contribuir com o lugar que vivem. 

“Eu me sinto muito bem em participar desse projeto. É uma realização minha poder ajudar as pessoas aqui. Ver um projeto como esse e poder participar, ajudando as pessoas aqui na minha comunidade é muito bom”, disse Natan Abreu.

“Eu me sinto muito feliz com essa oportunidade. Na verdade, eu acho que isso serve para nossa formação, tanto profissional, como também como humanos, porque é um trabalho que a gente vai lidar com várias pessoas, com diferentes personalidades, e a gente tem que ter essa desenvoltura para saber ajudar as pessoas da melhor forma possível”, comentou Lívia Caroliny.

A coordenadora de ensino da escola, Viviane Câmara também falou sobre a iniciativa.  “Eu acho esse um trabalho de suma importância. Muitas vezes esse atendimento não chega Às comunidades mais carentes, e temos aqui na baixada muitas pessoas que precisam e em alguns momentos a burocracia a impedem de acessar.  Então vê um projeto como esse aqui na área, tendo esse ponto aqui na escola, a Justiça estará mais perto e ajudará muita as pessoas. Esse projeto é primordial, e o Judiciário está de parabéns por ter esse olhar para as pessoas mais carentes, que realmente necessitam. Vai ajudar muitas pessoas”, finalizou. 

Texto: Andréa Zílio / Fotos: William Azevedo e Ascom MPAC | Comunicação TJAC

Assessoria

Vereador André Kamai coloca mandato à disposição para fortalecer trabalho social da igreja católica

Published

on

Dando continuidade às visitas institucionais do mandato, o vereador André Kamai (PT) esteve nesta terça-feira, 14, no Instituto São José, onde se reuniu com as freiras irmã Augusta e irmã Tereza, além do padre Antônio Menezes, para apresentar sua equipe aos religiosos e se colocará disposição para fortalecer o trabalho social que a igreja católica desenvolve nas regionais do município. Na oportunidade, foi iniciada uma discussão sobre os principais desafios a serem enfrentados pelo poder público e pela população.

Durante o encontro, André Kamai reiterou a importância de colaborar, enquanto vereador, com o debate necessário para os avanços sociais na cidade de Rio Branco. “Estamos buscando dialogar com diversos setores da sociedade, colocando nosso mandato à disposição. Com as lideranças da igreja católica, reafirmamos nosso compromisso de fazer deste mandato um instrumento para a organização da nossa luta e do trabalho de base que a igreja católica faz no nosso estado”, disse o parlamentar.

A irmã Augusta, que coordena o colégio Instituto São José, agradeceu a visita do vereador e a oportunidade de poder contribuir com o mandato parlamentar. “Para nós é uma alegria recebermos o vereador Kamai, que evidenciou a sua preocupação com questões complexas como a educação, a saúde e a área social. Saber que este mandato vai trabalhar em favor dos que mais precisam, muito nos alegra. E nós vamos ajudar no que estiver ao nosso alcance”, pontuou a religiosa.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Senac Acre abre cadastro para contratação de pessoas com deficiência

Banco de talentos permite que a instituição considere o perfil dos cadastrados para vagas futuras da instituição

Published

on

O Senac Acre inicia nesta terça-feira, 14, as inscrições para o cadastro de currículos de Pessoas com Deficiência (PcD) em seu banco de talentos. A iniciativa que segue até o dia 24 de janeiro, tem como objetivo manter um banco atualizado de profissionais para futuras contratações para as unidade de Rio Branco, fortalecendo o compromisso da instituição com a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho.

Os interessados em integrar o banco de talentos podem realizar o cadastro diretamente no site da instituição em https://portal.ac.senac.br/trabalhe-conosco. O processo é simples e prático, e o banco será consultado sempre que houver necessidade de novas contratações.

Segundo o gerente de Gestão de Pessoas do Senac Acre, Mardilson Santos, a criação do banco de talentos reforça a preocupação da instituição em promover a igualdade de oportunidades e valorizar as competências individuais. “No Senac Acre, valorizamos a inclusão e estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor para todos”, afirmou.

Este cadastro não garante uma vaga imediata, mas permite que a instituição considere o perfil dos cadastrados para possíveis vagas no futuro. Em caso de dúvidas ou mais informações sobre esse processo, os interessados podem enviar suas dúvidas pelo Whatsapp por meio do link wa.me/message/TA6S7ZPM4CCNJ1

Continue Reading

Assessoria

Cooperados da Cooperxapuri recebem pagamento de bonificação por serviços socioambientais

Published

on

Texto e fotos: Andréia Oliveira

O primeiro pagamento de serviços socioambientais pela produção da castanha do Brasil para os cooperados da Cooperxapuri aconteceu na última sexta-feira, (10), durante a Assembleia Ordinária realizada na sede da cooperativa em Xapuri.

130 produtores agroextrativistas foram beneficiados com o pagamento da bonificação do Selo Biodiesel Social (SBS) de R$ 6,00 por lata de castanha, totalizando R$ 274 mil reais pagos pela Grupo Amaggi como compensação pela emissão de carbono.

O Selo Biocombustível Social (SBS) é um componente de identificação concedido pelo Mapa às Unidades Produtoras de Biodiesel (UPB) que incluírem em seus arranjos produtivos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O selo promove a inclusão socioprodutiva, contribuindo para a geração de emprego e renda, por meio do fornecimento da matéria-prima da agricultura familiar para a produção do biodiesel.

Durante a Primeira Assembleia Ordinária da Cooperxapuri de 2025, foram destacados avanços importantes, como o pagamento do bônus de Serviço Socioambiental (SBS) pelo Grupo Amaggi, e a necessidade de diversificação produtiva para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental das unidades rurais. O presidente da Cooperxapuri, Sebastião Aquino, evidenciou a satisfação da cooperativa ter recebido, juntamente com os sócios, a bonificação em dinheiro pela produção sustentável.

“Estamos realizando a primeira Assembleia Ordinária da Cooperxapuri de 2025, e este ano o diferencial é que estamos fazendo o repasse do SBS, um bônus que o Grupo Amaggi está pagando em cima da venda da castanha. Esse recurso está sendo dividido entre a Central, a cooperativa singular, que é a Cooperxapuri, e os cooperados.

Além disso, estamos apresentando para os cooperados a importância de diversificar a produção. Já somos carro-chefe na produção da borracha, temos uma importância grande na cadeia da castanha do Brasil, e devemos avançar na produção do café, das frutas e de outros produtos.

Nós acreditamos que uma colocação ou uma unidade produtiva rural é sustentável quando ela tiver uma variedade de três a cinco produtos, ou mais que isso. Assim, no momento em que um produto estiver em baixa, outro estará em alta.

A gente acredita que a melhoria da família está diretamente ligada ao aumento real da renda. Nosso maior princípio é a produção sustentável, e esse repasse que está sendo feito é o pagamento de serviço socioambiental.”

Estiveram presentes na atividade o presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha, o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Júlio Barbosa, o superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro, a representante da Amoprex, Leide Aquino, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Paulo Pinheiro, entre outros.

Continue Reading

Tendência