Connect with us

Política

ALEAC recebe selo ouro do Programa Nacional de Transparência Pública em 2025

Published

on

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC) recebeu, na quinta-feira, 5 de dezembro de 2025, em Florianópolis (SC), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, o selo ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), após alcançar 93,02% no índice de transparência, figurando entre os 1.082 órgãos públicos brasileiros que atingiram esse patamar em meio a mais de 10 mil portais avaliados no país.

O reconhecimento é resultado da avaliação conduzida pelo PNTP, que analisa portais de órgãos públicos de todos os poderes e esferas da administração pública, com base em mais de 130 critérios. O levantamento envolveu mais de 10 mil pessoas, entre elas cerca de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do Brasil, e indicou que 49% dos portais avaliados apresentaram aprimoramentos em relação à edição de 2024.

A ALEAC foi representada na solenidade pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Gonzaga, que destacou o trabalho desenvolvido pela atual Mesa Diretora. “Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência reforça o trabalho que está sendo construído sob a presidência do deputado Nicolau Júnior”, afirmou após a premiação.

O presidente da ALEAC, deputado Nicolau Júnior, que cumpre agenda institucional em Bento Gonçalves (RS), onde participa da 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), informou o resultado aos parlamentares acreanos e relacionou o índice ao controle de gastos e às rotinas administrativas adotadas em 2025. “Esse reconhecimento público ratifica um trabalho voltado à austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública”, declarou.

A certificação foi entregue por representantes das principais entidades do sistema de controle, entre eles o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva; o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e o coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Criado para estimular a transparência ativa nos órgãos públicos, o PNTP é coordenado pela Atricon e utiliza como principal ferramenta o Radar da Transparência Pública, sistema que divulga os índices apurados desde 2022 e permite o acompanhamento do desempenho de instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis federal, estadual e municipal. Os dados são utilizados como referência para comparações nacionais e para o aperfeiçoamento das práticas administrativas.

Com a certificação, a ALEAC passa a integrar o grupo de instituições que cumpriram a maior parte dos critérios definidos pelo programa, em um contexto de cobrança social ampliada por acesso a dados públicos, fiscalização e controle das ações governamentais.

Política

Prefeito de Rio Branco firma convênio com CREA-AC para acelerar análise de projetos nos municípios

Published

on

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Tião Bocalom, assinou na manhã de 9 de dezembro de 2025, em Rio Branco, um acordo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA-AC) com o objetivo de agilizar a tramitação de projetos de engenharia voltados aos municípios acreanos, reduzir custos operacionais e centralizar processos que antes eram feitos de forma individual.

Antes do convênio, cada projeto elaborado pela AMAC precisava ser protocolado separadamente no CREA-AC, o que ampliava o tempo de análise e gerava despesas administrativas. Com o novo modelo, os procedimentos passam a ser centralizados, o que altera a dinâmica de registro e acompanhamento das demandas técnicas nos municípios. Durante a assinatura, o prefeito afirmou que cabe ao CREA fiscalizar e certificar as atividades de engenharia, assegurando que os serviços sejam executados por profissionais habilitados, conforme as exigências legais. “Agora, com esse convênio, a gente acaba fazendo no conjunto o trabalho que deveria ser feito de forma individual. Isso agilizou muito o trabalho da nossa AMAC, que agora ganhou tempo e reduziu custos. Enfim, quem ganha são os nossos municípios”, declarou Bocalom durante o evento.

A presidente do CREA-AC, Carmen Nardino, informou que o principal foco do convênio é acelerar a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para a elaboração e execução de obras de engenharia. Segundo ela, todas as atividades da área devem ser realizadas por profissionais habilitados, garantindo o cumprimento das normas técnicas. “A gente já vem ao longo desses últimos anos com essa parceria com a AMAC, por meio do convênio de cooperação técnica. Isso agiliza todos os processos burocráticos e os trâmites para a emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica”, disse a presidente do conselho.

A parceria entre a AMAC e o CREA-AC vinha sendo mantida nos últimos anos em formato de cooperação, mas agora passa a ter um instrumento formal que consolida esse fluxo de trabalho entre as instituições. A expectativa é que a centralização dos processos resulte em maior rapidez na análise de projetos, organização dos procedimentos técnicos e padronização dos trâmites adotados pelos municípios. O convênio também deve impactar diretamente a elaboração de obras públicas, ao estabelecer um canal direto entre a associação municipalista e o órgão responsável pela fiscalização profissional da engenharia no estado, com reflexos na execução de políticas públicas de infraestrutura nos municípios do Acre.

Continue Reading

Política

Governador do Acre acompanha no Senado votações sobre pautas da educação

Published

on

O governador do Acre, Gladson Camelí, acompanhou na tarde desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária do Senado Federal, em Brasília, onde participou, a convite do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, das discussões e votações de matérias relacionadas à educação nacional, com foco em propostas que afetam diretamente a carreira do magistério e a organização do ensino no país.

Durante a sessão, Gladson Camelí integrou a mesa diretora dos trabalhos e acompanhou a tramitação do Projeto de Lei nº 2.387, de 2023, que propõe alterações na Lei nº 11.738, de 2008, com o objetivo de incluir professores da educação infantil entre os profissionais do magistério. A proposta também promove ajustes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para definir o enquadramento desses profissionais na estrutura da educação básica. Outra matéria observada pelo chefe do Executivo acreano foi a Proposta de Emenda à Constituição nº 169, de 2019, que altera o artigo 37 da Constituição Federal para permitir a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza, tema que envolve a organização da carreira docente no serviço público.

Ao comentar sua participação, o governador destacou a importância do diálogo entre os entes federativos e o Parlamento. “Fico contente de manter constante diálogo com nossos senadores e demais amigos da boa política. Como governante do Estado, estou sempre articulado em busca de trazer o melhor para o nosso Acre e atento aos assuntos em pauta em âmbito nacional”, declarou. A presença do governador na sessão ocorre em um contexto de debates sobre a valorização dos profissionais da educação e a organização do sistema de ensino, com impactos diretos sobre estados e municípios, responsáveis pela execução das políticas educacionais no país.

Continue Reading

Política

Mailza Assis recebe apoio do PP à pré-candidatura ao governo do Acre em reunião com Ciro Nogueira

Published

on

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP), reuniu-se nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, em Brasília, com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas e da federação União Progressistas, para tratar da pré-candidatura ao governo do Estado e do apoio da legenda ao projeto eleitoral previsto para o próximo ano. O encontro ocorreu durante um intervalo da agenda institucional da vice-governadora na capital federal e teve como foco a permanência do alinhamento político entre Mailza e a direção nacional do partido.

Durante a reunião, Mailza apresentou um balanço das ações em andamento no Acre e reforçou a importância do apoio do Progressistas na construção do projeto político para as eleições de 2026. O senador Ciro Nogueira afirmou que a federação União Progressistas estará ao lado da pré-candidata no processo eleitoral e destacou o alinhamento político com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com setores que integram a base da legenda. Segundo o senador, a vice-governadora reúne condições para conduzir a elaboração de um plano de governo para o Estado.

Na avaliação do presidente nacional do PP, a candidatura de Mailza Assis será tratada como prioridade pela sigla nas eleições estaduais. “Pode ter certeza de que o seu partido vai priorizar a sua eleição, porque sabemos que isso é o melhor para o estado do Acre”, declarou Ciro Nogueira durante o encontro em Brasília. A fala reforça a linha adotada pelo partido desde os primeiros movimentos internos de organização para a disputa pelo Palácio Rio Branco.

Mailza Assis agradeceu o apoio recebido e reafirmou o vínculo político com o Progressistas. A vice-governadora afirmou que o Acre segue integrado ao projeto da legenda e que a intenção é manter as ações em curso tanto no Estado quanto na articulação em nível nacional. “Vamos fazer um grande trabalho para dar continuidade a esse projeto que está sendo desenvolvido no Acre e também aqui em Brasília”, afirmou. O encontro marca mais um passo do processo de consolidação da pré-candidatura e da estrutura partidária que deverá sustentar a disputa estadual no próximo ano.

Continue Reading

Tendência