Connect with us

Agenda Cultural

É hoje: Festival Matias de Teatro de Rua começa em Rio Branco; confira a programação

Iniciando sua jornada por Rio Branco, o Festival Matias vai transformar as ruas da capital acreana em um grande palco de cores, histórias e muita arte.

Published

on

O cortejo artístico saindo do Museu dos Povos Acreanos para a Praça da Revolução abre as apresentações (Foto: Cedida)

O dia 6 de agosto sempre foi uma data de celebração histórica para o povo acreano, marcando a Revolução Acreana, que moldou a identidade do estado. E é nessa pegada, agregando cultura e arte, que a Cia Visse e Versa dá início à programação do Festival Matias de Teatro de Rua 2025.

Iniciando sua jornada por Rio Branco, o Festival Matias vai transformar as ruas da capital acreana em um grande palco de cores, histórias e muita arte. Assim como a Revolução Acreana trouxe uma nova perspectiva para a região, o festival chega para reposicionar o espaço público, levando teatro, circo, mamulengo, música e toda a riqueza da cultura popular para as calçadas e praças da cidade.

A programação, que se estende até 19 de agosto, não se restringe à capital. Será realizada nos municípios de Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre, unindo artistas de todo o Brasil e valorizando os talentos da terra.

O coordenador-geral do projeto, Alenine Alencar, destaca a importância do festival para a região: “O Festival Matias é um encontro da arte pública com o público, com a comunidade. Ele tem uma característica muito própria, pois faz parte de um circuito do teatro de rua nacional e se conecta com uma rede brasileira de teatro de rua. Ele não se centraliza em um único espaço, mas se multiplica em vários, indo para municípios e comunidades. É um festival feito para o diálogo com a cidade, incorporando diversas linguagens, como música, culturas populares e tradicionais. É um festival diverso e para as pessoas se divertirem e refletirem. Anualmente, ele oferece um espaço de lazer público, onde a reflexão é um cordão propulsor e importante.”

Na página do festival @festivalmatiasdeteatroderua, você acessa a programação completa e fica por dentro de tudo que vai rolar.

Oficinas

Em sua sétima edição, o Festival Matias de Teatro de Rua também oferece oficinas gratuitas, que acontecem entre 6 e 19 de agosto, em diversos municípios acreanos. As inscrições, que são limitadas, devem ser realizadas pelo link disponível na bio do festival.

Realização e parcerias

O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com SESC/Acre e Federação de Teatro do Acre (FETAC).

O Festival também conta com apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNCAV), prefeitura do Bujari, por meio da Secretaria de Cultura Municipal; e da prefeitura de Plácido de Castro.

O projeto também conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre); e Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).

Onde a Arte Vai Florescer?

  • Rio Branco: De 6 a 10 de agosto.
  • Senador Guiomard: Nos dias 12 e 13 de agosto.
  • Bujari: Nos dias 14 e 15 de agosto.
  • Plácido de Castro e Vila Campinas: Nos dias 16 e 17 de agosto.
  • Porto Acre: Para encerrar a jornada, nos dias 18 e 19 de agosto.

Artistas da Terra e de Outros Caminhos

Grupos do Acre:

  • Boi Carion – Mâncio Lima
  • Palhaço Pipoca – Plácido de Castro
  • Grupo Experimental de Artes Vivartes – Rio Branco
  • AcreAtiva Produções Culturais – Rio Branco
  • Microbinho e sua trupe – Rio Branco
  • Banda The Bubuias – Rio Branco

Grupos Convidados de Outros Estados:

  • Gabi Benedita – Arcoverde (PE)
  • Trip Teatro – Rio do Sul (SC)
  • Lamira Artes Cênicas – Palmas (TO)
  • Du Cafundó – Chapada dos Guimarães (MT)
  • Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Grupo TIA – Canoa (RS)
  • Grupo Pombas Urbanas – São Paulo (SP)
  • Grupo Experimental de Teatro/GEMTE – Belém (PA)

Agenda Cultural

Txai Amazônia: Último dia com explosão de cultura, bioeconomia e sabedoria ancestral

Para conferir tudo que rolou no Txai Amazônia, acesse o site: www.txaiamazonia.com.br. Os debates dos painéis temáticos podem ser acompanhados ou reassistidos pelo canal do Instituto Sapien no YouTube.

Published

on

O Seminário Internacional Txai Amazônia, que reúne gestores, pesquisadores e empreendedores de toda a Amazônia Legal, Peru e Bolívia, em Rio Branco, no Acre, encerra sua programação na tarde deste sábado, 28 de junho. A partir das 12h30, as atividades começam com mais uma sessão do FestCine Originários.

O evento, totalmente gratuito, é realizado no espaço do Amazonia, situado dentro do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac). Logo mais, às 14 horas, será realizado o último painel temático do Txai Amazônia, momento em que o pesquisador Eugênio Pantoja irá apresentar seu estudo de “Levantamento e Identificação da Bioeconomia e da Sociobiodiversidade na Amazônia”.

Paralelamente, ocorrerá a feira dos empreendedores da bioeconomia amazônica, que agrega 23 empreendimentos de vários lugares do Brasil, em sua maioria do território acreano.

Mias de 20 empreendimentos da bioeconomia expõem seus produtos no Txai Amazônia (Foto: Sérgio Vale)

Às 15 horas, será promovida a primeira conferência aberta híbrida, que vai contar com a participação de delegações estaduais e da sociedade civil. O debate será mediado pelo Instituto Sapien e vai apresentar a Carta de Proposições do Txai Amazônia – documento síntese com as deliberações, propostas e encaminhamentos construídos durante o seminário.

O material será entregue ao Governo do Acre, ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e às instituições parceiras, para a implementação de políticas e projetos na região.

Mostra Artística Cultural

Ixã se apresentou na última sexta-feira (Foto: Agência NEXO)

A força, diversidade e ancestralidade dos povos originários do Acre marcarão presença no palco do Txai Amazônia, a partir das 14 horas, durante a vivência indígena com os povos Huni Kuin e Shanenawa.

Na sequência, às 16 horas, o espetáculo Correrias, com a Cia. Garatuja, vai narrar o cotidiano dos povos originários e seus corpos territoriais em rituais livres dentro do imaginário das divindades da floresta. Uma apresentação de arrepiar.

Às 17 horas, a DJ Cau Bartholo entra na pista com o seu set amazônico inspirador. No mesmo horário, também será realizado o show da artista acreana Parteira Zenaide, com suas cantorias do seringal e de empoderamento.

E para encerrar a mostra artístico-cultural, o público vai receber a artista Maya Dourado e banda, que sobe ao palco do Txai Amazônia evocando o pensar, falar e agir do povo amazônico.

Txai Amazônia

Realizado pelo Instituto Sapien – Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) dedicada à pesquisa e gestão para o desenvolvimento regional –, em colaboração com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o Governo do Estado do Acre, por meio das Secretarias de Estado de Povos Indígenas (SEPI), Planejamento (SEPLAN), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) e mais de 20 instituições acreanas, o Seminário Internacional Txai Amazônia se apresenta como uma plataforma para a formulação de soluções inovadoras, integrando conhecimento técnico-científico, inovação e sabedoria ancestral.

Para conferir tudo que rolou no Txai Amazônia, acesse o site: www.txaiamazonia.com.br. Os debates dos painéis temáticos podem ser acompanhados ou reassistidos pelo canal do Instituto Sapien no YouTube.

Continue Reading

Agenda Cultural

Samba do Liguth recebe Juninho Thybau em noite especial no Quintal da Resenha

Published

on

No dia 4 de julho, a partir das 19h, o projeto Samba do Liguth realiza mais uma edição da tradicional roda de samba no Quintal da Resenha, em Rio Branco. Nesta edição, o anfitrião Anderson Liguth recebe como convidado o cantor Juninho Thybau, do Rio de Janeiro, em uma participação especial com repertório dedicado ao samba de raiz.

O evento será realizado na Travessa Felisbela do Nascimento, 47, no espaço conhecido como o antigo quiosque da Bruna. Os ingressos estão à venda no valor promocional de R$ 30, com lote limitado, e podem ser adquiridos pelo WhatsApp (68) 99985-9838.

Segundo Anderson Liguth, o projeto Samba do Liguth é uma proposta mensal que há mais de três anos promove rodas de samba na cidade. “Todas as edições são esperadas e especiais. E essa, mais especialmente, nós estamos trazendo um sambista carioca com DNA do samba, sobrinho do Zeca Pagodinho, filho do compositor Beto Gago, que vem para abrilhantar na participação especial, junto a nossa roda”, afirmou.

Com mais de 25 anos de trajetória na música, Liguth destaca que o projeto é uma celebração contínua do samba de raiz, reunindo músicos, público e comunidade para manter viva a tradição.

Continue Reading

Agenda Cultural

Txai Amazônia: um imersão na cultura amazônica e bioeconomia

Com a participação de representantes dos nove estados da Amazônia Legal, Peru e Bolívia, o evento oferece uma rica programação que destaca a bioeconomia e a diversidade cultural da região.

Published

on

Realizado de 25 a 28 de junho, no eAmazônia da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Txai Amazônia é um evento vibrante que une tradição, cultura e inovação. Com a participação de representantes dos nove estados da Amazônia Legal, Peru e Bolívia, o evento oferece uma rica programação que destaca a bioeconomia e a diversidade cultural da região.

A comitiva do Centro Huwã Karu Yuxibu Shukutã Bari Bay, do povo Huni Kuin, subiu ao palco do Txai Amazônia com uma linda apresentação musical, defumação com ervas sagradas e muita dança.

O líder espiritual e cantor Mapu Huni Kuin destaca que os cantos exaltam a natureza e a terra. Além da música, os povos originários também ofereceram incensos para o público participar da atividade.

Ainda nesta quarta-feira, dia 25, a mostra artística conta com uma sessão de cinema com o projeto FestCine Originários, além de aula-espetáculo “Carimbó para o despertar do corpo”, com a artista Camila Cabeça, Sunset com DJ e a apresentação de Dito Bruzugu, com Forró no Balde.

Programação detalhada

Quarta-feira, 25 de junho:

  • Sessão de cinema com o projeto FestCine Originários.
  • Aula-espetáculo “Carimbó para o despertar do corpo” com a artista Camila Cabeça.
  • Sunset com DJ.
  • Apresentação de Dito Bruzugu com Forró no Balde.

Quinta-feira, 26 de junho:

  • Espetáculo “Afluentes Acreanos”.
  • Vivência com Trz Crew – Graffiti, Música e Spoken Word.
  • Mais uma sessão de cinema com o FestCine Originários.
  • Espetáculo de dança “Performance Corpo Terreiro de Arte”.
  • Sunset com DJ.
  • Apresentação do grupo Jabuti Bumbá.

Sexta-feira, 27 de junho:

  • Espetáculo “Tonha”.
  • Vivência com o Grupo Saiti Munuti Yawanawa “Cantos e Encantos”.
  • Sessão de cinema FestCine Originários.
  • Desfile Yawa Tari.
  • Sunset com DJ.
  • Show “Salve Essa Terra”.

Sábado, 28 de junho:

  • Sessão de cinema FestCine Originários.
  • Vivência com o Grupo Shane Yawa Saity.
  • Espetáculo de dança “Correrias”.
  • Sunset com DJ.
  • Show do artista Ixã Baribay.

Mais sobre o Txai Amazônia

O evento apresenta sete eixos temáticos em 15 painéis, e a Mostra Artística Cultural de Bioeconomia transformará o palco com 23 apresentações e a participação de mais de 160 artistas acreanos. Além disso, o seminário inclui a Mostra Gastronômica, reunindo seis importantes chefs da culinária amazônica, e uma feira com mais de 20 empreendedores da bioeconomia acreana.

Inscrições

O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas pela plataforma Sympla, através do site oficial do evento: www.txaiamazonia.com.br.

Continue Reading

Tendência