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Educação

Inep divulga cartilha de redação do Enem 2025 com orientações e exemplos de textos nota mil

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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (3) a nova edição da cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante, documento que orienta os candidatos sobre a estrutura e os critérios de correção da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. O material apresenta a matriz de referência usada pelos avaliadores e traz redações de edições anteriores que obtiveram notas altas, acompanhadas de comentários técnicos.

A redação será aplicada no primeiro dia de provas, em 9 de novembro, e valerá de zero a mil pontos. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de textos motivadores propostos no exame. O candidato deverá apresentar um ponto de vista e sustentá-lo com argumentos coerentes, informações e fatos organizados de forma lógica. A cartilha destaca que o tema abordará questões sociais, científicas, culturais ou políticas e que o participante deve elaborar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.

Entre as cinco competências avaliadas estão o domínio da norma culta da língua portuguesa, o repertório sociocultural, a capacidade de organização de argumentos, o uso de mecanismos linguísticos e a elaboração de proposta de intervenção. As redações serão corrigidas por dois avaliadores independentes, que atribuirão notas de até 200 pontos em cada competência. A nota final corresponderá à média aritmética das duas avaliações.

O Inep selecionou redações de estudantes de todas as regiões do país que obtiveram boas notas no Enem 2024. Esses textos apresentam repertórios socioculturais adequados ao tema e coerência na argumentação. O órgão também lembra que propostas que desrespeitem os direitos humanos ou que contenham incitação à violência, conteúdo racista ou qualquer tipo de discriminação receberão nota zero.

Segundo o Ministério da Educação, 4.811.338 candidatos confirmaram inscrição para o Enem 2025, número 11,22% maior que o do ano anterior. As provas ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde a aplicação foi adiada para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30. A vista pedagógica da redação estará disponível em 2026, após a divulgação dos resultados, prevista para janeiro.

Educação

Mostra Viver Ciência reúne 178 trabalhos de estudantes em Rio Branco

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A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre abriu, nesta quarta-feira, 26, a 11ª edição da Mostra Viver Ciência, realizada na Escola de Ensino Integral Glória Perez, em Rio Branco. O evento segue até quinta-feira, 27, reunindo estudantes de Rio Branco, Senador Guiomard, Porto Acre e Brasileia, além de duas equipes do Centro de Tempo Integral Elias Mendes da Silva, de Boca do Acre, no Amazonas, que participaram com trabalhos selecionados.

A mostra ocorre em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e envolve também instituições como o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e o Centro Educacional Dom Bosco. O espaço Exposição Científica reúne produções sobre água, plantas medicinais, descarte de resíduos, energia eólica, biodiesel e educação ambiental, entre outros temas. Para complementar as apresentações escolares, núcleos do Departamento de Inovação da SEE exibem experimentos em áreas como robótica, matemática aplicada e incentivo ao conhecimento. Entre as demonstrações está o robô-sumô, apresentado pelo Núcleo de Robótica Educacional.

Na abertura, o secretário adjunto de ensino, Sebastião Flores, destacou que a parceria com o Ifac apoia a realização de atividades voltadas ao aprendizado. Ele afirmou que estudantes e equipes pedagógicas desenvolvem projetos que contribuem para o processo educacional. O chefe do Departamento de Inovação da SEE, Anderson Melo, informou que a edição reúne 178 trabalhos científicos e explicou que o tema escolhido, “Das águas da Amazônia aos oceanos”, busca estimular reflexões sobre as bacias hidrográficas da região. Segundo ele, a abordagem permite relacionar a mostra às crises climáticas enfrentadas no estado, como alagamentos e secas.

Os trabalhos apresentados tratam de soluções de mitigação de impactos ambientais e abordam também questões ligadas ao saneamento básico e às problemáticas sociais que afetam as comunidades. A professora Luana Melo, do Ifac, afirmou que a participação da instituição busca levar tecnologia e inovação ao público, com o objetivo de ampliar o acesso a práticas científicas no ambiente educacional.

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Educação

Fies abre adesão de instituições privadas a partir de 27 de novembro

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As instituições de ensino superior privadas iniciam nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, o processo de adesão para ofertar vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2026, conforme o edital 26/2025 do Ministério da Educação. O prazo segue até 4 de dezembro, às 23h59, e deve ser cumprido exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies, no módulo FiesOferta, segundo informações oficiais divulgadas pela Agência Brasil .

O procedimento exige que a mantenedora da instituição assine eletronicamente o termo de participação por meio da plataforma Gov.br. O documento é gerado automaticamente com base nos dados do Cadastro e-MEC, o que requer que as instituições mantenham atualizadas e compatíveis as informações cadastradas para possibilitar a emissão correta do termo.

O edital detalha regras, etapas e critérios de participação no processo seletivo do programa, que financia cursos de graduação em instituições privadas para estudantes de baixa renda. O governo orienta que todas as operações sejam feitas diretamente no sistema oficial, e a assinatura eletrônica deve ser realizada apenas pelo representante legal registrado.

O Fies integra a política de acesso ao ensino superior e mantém participação periódica de instituições de todos os estados. O processo de adesão antecede etapas posteriores de oferta de vagas, seleção de estudantes e contratação do financiamento. O cumprimento dos prazos e das exigências formais é apontado pelo MEC como necessário para garantir a participação das mantenedoras na próxima edição.

Fonte: EBC

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Educação

Rio Branco seleciona alunos e professores para intercâmbio educacional na Disney e na Nasa

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A Prefeitura de Rio Branco anunciou, nesta segunda-feira (24), a seleção de seis alunos e três professores da rede municipal para participar, em fevereiro do próximo ano, do programa de intercâmbio educacional Alunos Rumo à Nasa e à Disney. A iniciativa busca oferecer experiências acadêmicas, científicas e culturais em dois centros de referência mundial em tecnologia e inovação, como forma de ampliar o aprendizado e incentivar novas vocações entre estudantes e educadores.

O programa integra a política municipal de investimentos em tecnologia, atualização pedagógica e estímulo ao protagonismo estudantil. A gestão aponta que o intercâmbio é uma extensão das ações voltadas à modernização das escolas, com distribuição de tablets, notebooks, quadros interativos e implantação de atividades de robótica. Durante o evento de apresentação dos selecionados, o prefeito Tião Bocalom afirmou que o município tem buscado ampliar o acesso de crianças e jovens a ferramentas que aproximem o ensino da inovação. “A prefeitura de Rio Branco não tem medido esforços, nem tem medido o dinheiro que ela investiu para poder implantar tecnologias de qualidade na nossa educação”, declarou. Ele também afirmou que a iniciativa pretende abrir novas perspectivas profissionais, ao dizer: “Agora a gente quer premiar nossas crianças, que também têm sonhos de um dia trabalhar na NASA”.

Três professores também participarão do intercâmbio após avaliação do desempenho pedagógico. A professora Jocilda da Silva Lima Melo, uma das selecionadas, destacou o caráter coletivo da conquista. “Isso é um reconhecimento de toda uma dedicação, e esse trabalho não é só meu, é de toda a escola, de toda a equipe”, disse, ao comentar que a experiência representa a realização de um objetivo pessoal.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, afirmou que o programa se conecta à estratégia de ampliar o acesso dos alunos a referências internacionais de ciência e cultura. “Esse grande programa permitirá que nossas crianças conheçam outras culturas e entendam como se desenvolvem países do primeiro mundo. Isso incentiva nossos alunos a ter um futuro melhor”, declarou. A lista de estudantes selecionados reúne representantes de diferentes bairros e escolas da cidade, reforçando o alcance do processo de escolha.

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