A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre abriu, nesta quarta-feira, 26, a 11ª edição da Mostra Viver Ciência, realizada na Escola de Ensino Integral Glória Perez, em Rio Branco. O evento segue até quinta-feira, 27, reunindo estudantes de Rio Branco, Senador Guiomard, Porto Acre e Brasileia, além de duas equipes do Centro de Tempo Integral Elias Mendes da Silva, de Boca do Acre, no Amazonas, que participaram com trabalhos selecionados.
A mostra ocorre em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e envolve também instituições como o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e o Centro Educacional Dom Bosco. O espaço Exposição Científica reúne produções sobre água, plantas medicinais, descarte de resíduos, energia eólica, biodiesel e educação ambiental, entre outros temas. Para complementar as apresentações escolares, núcleos do Departamento de Inovação da SEE exibem experimentos em áreas como robótica, matemática aplicada e incentivo ao conhecimento. Entre as demonstrações está o robô-sumô, apresentado pelo Núcleo de Robótica Educacional.
Na abertura, o secretário adjunto de ensino, Sebastião Flores, destacou que a parceria com o Ifac apoia a realização de atividades voltadas ao aprendizado. Ele afirmou que estudantes e equipes pedagógicas desenvolvem projetos que contribuem para o processo educacional. O chefe do Departamento de Inovação da SEE, Anderson Melo, informou que a edição reúne 178 trabalhos científicos e explicou que o tema escolhido, “Das águas da Amazônia aos oceanos”, busca estimular reflexões sobre as bacias hidrográficas da região. Segundo ele, a abordagem permite relacionar a mostra às crises climáticas enfrentadas no estado, como alagamentos e secas.
Os trabalhos apresentados tratam de soluções de mitigação de impactos ambientais e abordam também questões ligadas ao saneamento básico e às problemáticas sociais que afetam as comunidades. A professora Luana Melo, do Ifac, afirmou que a participação da instituição busca levar tecnologia e inovação ao público, com o objetivo de ampliar o acesso a práticas científicas no ambiente educacional.