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Política

PT do Acre busca estreitar relações com Gladson Cameli e o Governo Estadual

Cesário Braga defende cooperação política entre PP e PT no Acre e acredita que quem ganha é a população

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Nesta terça feira com o encontro entre o governador Gladson Cameli e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ficou evidente que a aproximação do governo estadual com o governo federal também tem aproximado o Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre ao governador Gladson Cameli. Cesário Braga, uma liderança do PT no estado e superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Acre, expressou sua satisfação com essa aproximação. Essa iniciativa de colaboração política promete trazer benefícios significativos para o estado e sua população. Ele também agradeceu ao ministro Padilha, ao governador Gladson Cameli, à deputada federal Socorro Neri e outros envolvidos por deixarem de lado diferenças políticas em prol do Acre.

A Agência de Notícias do Acre também enfatizou o estreitamento das relações entre o governo estadual e o governo federal, mencionando o apoio para obras de infraestrutura no estado como tema central da reunião.

O governador reiterou seu pedido de apoio para o Acre, destacando a importância da colaboração entre o governo estadual e federal. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“O governo do Estado precisa do apoio do governo federal para concluir todas as obras de infraestrutura nas áreas de saúde, educação e segurança, entre outras,” disse o governador do Acre, Gladson Cameli. Ele também solicitou apoio “para que possamos iniciar, o quanto antes, a execução do novo projeto das BRs 364 e 317,” bem como a recuperação de perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Cameli ressaltou a importância de alinhar esses compromissos com o governo federal.

Gladson Cameli também agradeceu o apoio que o governo federal tem dado ao estado e reconheceu as ações desenvolvidas em parceria com a União, como a inauguração da nova sede do Instituto Federal do Acre (Ifac).

O governador descreveu o encontro como “muito positivo” e ressaltou a boa receptividade do ministro Padilha aos pedidos do Acre. Vale destacar que a Agência de Notícias do Acre divulgou fotos da reunião, mas não incluiu Cesário Braga nelas.

Na esfera política, o líder petista Cesário Braga expressou seu apoio de forma enfática à chapa para prefeito de Rio Branco, composta por Alysson Bestene (PP) e Marcus Alexandre (MDB), com a participação do PT na aliança. Ele afirmou com convicção: “Defendo essa chapa mesmo. Para mim, alinhar governo federal, governo estadual e prefeitura de Rio Branco no mesmo caminho ajudaria muito a nossa cidade,” declarou Cesário à imprensa.

Política

Superintendente do DNIT responde críticas e defende ações emergenciais na BR-364

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Durante a Caravana da BR-364, realizada na última quarta-feira (5), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, Ricardo Araújo, rebateu críticas sobre a qualidade das obras emergenciais executadas na rodovia federal. Em um discurso enfático, Araújo defendeu o trabalho da equipe técnica e reafirmou que as intervenções paliativas são essenciais para garantir a trafegabilidade e a segurança da população que depende da estrada.

“Não está mal fiscalizada. Eu, o corpo técnico do DNIT nacional, já disse: essa é uma rodovia que deveria esperar a reconstrução e cruzar os braços. Mas como disse, muitos deputados federais foram lá dizer que estávamos enxugando gelo. Mas gelo pra quê? Pra que a gente tenha tráfego nessa estrada, pra que tenha qualidade de vida para quem está usando”, declarou.

Segundo o superintendente, o ideal seria aguardar o início da reconstrução definitiva da BR-364 — prevista para ser licitada a partir de setembro de 2025 —, mas isso significaria deixar dezenas de milhares de acreanos isolados. “Se não fizermos esse trabalho de agora, não tem como esperar mais dois, três anos para chegar com obra estruturante. As pessoas precisam da estrada funcionando hoje”, afirmou.

Ricardo Araújo também criticou o abandono da rodovia em anos anteriores, especialmente durante o governo federal anterior. Ele relembrou que, entre 2019 e 2022, os recursos foram insuficientes para manter o mínimo da malha rodoviária no estado. “Nos deixaram com os piores contratos. A empresa nem era de conservação, era um tapa-buraco precário com brita e argila. Não se pode comparar com o que estamos fazendo agora com macadame”, disse .

Durante a apresentação dos trechos com a técnica de macadame hidráulico, Araújo destacou que o novo método, apesar de mais caro e complexo, garante durabilidade e eficiência. “A água não pode ficar embaixo da rodovia. É por isso que a gente está usando macadame. A pedra se acomoda, compacta e vira quase uma rocha de novo. Esse pavimento resiste a anos de tráfego pesado sem manutenção constante”, explicou.

Questionado sobre os custos, o superintendente disse que os investimentos emergenciais são proporcionais à importância estratégica da rodovia. “Essa estrada não é viável economicamente, mas é socialmente essencial. Por isso, o governo federal atual está tratando a BR-364 como prioridade, coisa que não aconteceu nos últimos anos”, reforçou.

O DNIT estima aplicar ainda em 2025 cerca de 80 quilômetros de macadame, ao mesmo tempo em que conclui os projetos executivos para a reconstrução completa da rodovia, especialmente no trecho entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

“Estamos correndo contra o tempo, mas com base técnica e responsabilidade. Quem critica sem conhecer o que foi feito nos últimos dois anos, ignora o colapso que herdamos”, concluiu Araújo.

Com informações do AC24h

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Tem início Caravana que percorre BR-364 para verificar condições da rodovia no Acre

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A caravana parlamentar que percorre a BR-364 teve início nesta quarta-feira (5), em um esforço conjunto para observar de perto as condições da principal rodovia federal que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. A iniciativa foi liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior (PP), com a participação de 20 deputados estaduais, parlamentares federais, senadores e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O primeiro trecho percorrido foi entre Rio Branco e Sena Madureira. Durante a inspeção, os parlamentares constataram diversos pontos críticos, como a ponte metálica de Sena Madureira e a travessia improvisada no rio Caeté. Segundo Nicolau Júnior, a presença da comitiva é uma forma de cobrar soluções imediatas. “Essa união é importante para buscarmos uma BR melhor. Estamos percorrendo esse trajeto como a população faz diariamente, enfrentando trechos em situação precária. O Dnit já iniciou intervenções emergenciais, mas é preciso garantir recursos e continuidade das obras”, disse o deputado.

O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, acompanhou a caravana e explicou que o tráfego no trecho da ponte de Sena está sendo controlado com passagem alternada de veículos. Ele detalhou os trabalhos emergenciais já realizados e os planos para recuperar o trecho com uso de macadame hidráulico, solução considerada mais resistente para o tipo de solo da região.

O senador Sérgio Petecão (PSD) elogiou a mobilização. “Essa estrada é diferente de qualquer outra. Aqui, as condições logísticas são muito mais difíceis. O governo federal precisa entender que o tratamento para a BR-364 tem que ser diferenciado”, declarou.

O deputado federal Zezinho Barbary (PP) afirmou que irá destinar parte de suas emendas parlamentares para a BR-364 e destacou a necessidade de mobilizar toda a bancada federal. “Essa rodovia é vital para o abastecimento do Juruá. Muitos municípios estão isolados por falta de estrada. Precisamos garantir uma estrutura de qualidade que respeite o direito de ir e vir da população”, disse.

Durante a caravana, o presidente da Comissão de Transporte da Aleac, deputado André Vale (Podemos), ressaltou que é urgente transformar as reivindicações em ações práticas. Ele defendeu uma força-tarefa entre governo federal, Dnit e parlamentares. “Somente com orçamento e compromisso político será possível iniciar a reconstrução de fato da BR-364”, afirmou.

A caravana continuará nos próximos dias em direção a Cruzeiro do Sul, percorrendo os 600 quilômetros da rodovia e fazendo paradas nos principais pontos críticos. O objetivo é reunir informações técnicas e políticas para compor uma nova rodada de negociações com o Ministério dos Transportes e o Dnit nacional.

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Gladson Cameli confirma apoio a Mailza Assis e revela planos para 2026

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Durante entrevista publicada nesta terça-feira (3) no Blog do Crica, no site AC24Horas, o governador Gladson Cameli (PP) declarou publicamente que será o responsável por conduzir, no Acre, a articulação política da federação formada entre o Progressistas (PP) e o União Brasil. Segundo o governador, o convite partiu do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

Cameli afirmou que sua candidata ao governo em 2026 será a atual vice-governadora Mailza Assis (PP). “É natural que seja ela, é quem estará no governo em abril do próximo ano, quando eu me afastar para disputar o Senado”, declarou. Ele também descartou que o deputado estadual Nicolau Júnior (PP) seja uma alternativa para a candidatura: “O Nicolau está tratando da sua reeleição”.

Segundo Cameli, a campanha de 2026 já foi antecipada, e ele pretende se engajar diretamente na candidatura de Mailza.

Nome para o Senado e articulações

O governador disse que ainda não definiu com quem fará dobradinha para o Senado, mas descartou qualquer possibilidade de aliança com o ex-senador Jorge Viana (PT). “Esse, nem falo em possibilidade de aliança, porque ele vive no céu e eu na terra”, afirmou.

Cameli também comentou possíveis candidaturas dentro do seu governo. Sinalizou que o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, pode disputar uma vaga de deputado federal. Sobre o secretário Aberson Carvalho, respondeu com ironia: “Nisso não me meto, ele tem que se entender com a Socorro (deputada federal)”.

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