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Zequinha Lima anuncia construção de espaço para esportes radicais em Cruzeiro do Sul

Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai construir espaço para esportes radicais

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A Prefeitura de Cruzeiro do Sul apresentou nesta quinta-feira, 14, para os praticantes, um projeto que promete transformar a cidade em um polo para os amantes dos esportes radicais. Com um investimento de R$ 1,2 milhão proveniente de uma emenda da ex-deputada Perpetua Almeida, a prefeitura vai construir um espaço dedicado à prática de diversas modalidades, desde o paramotor até o ciclismo de alta performance. O projeto foi apresentado pelo Prefeito Zequinha Lima em seu gabinete durante encontro com grupos e associações locais ligados ao paramotor, paratrike, ciclismo radical, aeromodelismo e outras atividades do gênero.

O projeto contempla a construção de uma praça de esportes radicais em uma área de 10 mil metros quadrados localizado no Cinturão Verde. Uma das novidades é a inclusão de uma pista de Pump Track, uma das primeiras do estado do Acre, que promete atrair tanto praticantes de bike quanto de patins e patinetes, além de entusiastas do skate. A pista proporcionará um ambiente para a prática de manobras e acrobacias, valorizando os praticantes de esportes radicais no cenário esportivo local.O espaço contará com estruturas específicas para cada modalidade, como áreas de decolagem e manutenção para aeromodelos e paramotores, bem como quiosques equipados com churrasqueiras, visando proporcionar momentos de lazer e convívio para os praticantes e suas famílias.

João Sandin, um dos representantes do aeromodelismo, expressou sua satisfação com o projeto, destacando o ganho significativo em termos de espaço e estrutura para a prática dessas atividades. Ele ressaltou que, durante anos, os praticantes precisaram se contentar com espaços improvisados, muitas vezes colocando em risco a segurança tanto dos praticantes quanto da população em geral.
“Agora, com esse projeto, teremos um espaço completo que atende todas as áreas dos esportes radicais, proporcionando não apenas um local seguro para a prática, mas também incentivando o desenvolvimento e a popularização dessas modalidades”, afirmou Sandin.

Carlos Sampaio, representando os praticantes de Paratrike, enfatizou a importância do projeto ao possibilitar a integração de modalidades esportivas que anteriormente estavam isoladas. ” Com esse projeto é uma virada de página para a prática de todos e de qualquer esporte radicais. Contempla o pessoal da bicicleta que não tem um espaço digno, que fica às vezes até na marginalidade, fazendo as manobras, que é uma prática bonita, porém, desde que seja feita com responsabilidade, não em via pública, mas em área segura”.

O prefeito Zequinha destacou os desafios enfrentados para adquirir o terreno onde será construído o espaço esportivo, ressaltando o esforço conjunto da sua equipe para superar essas dificuldades. “Conseguimos essa terra em uma região que não é muito movimentada.No máximo em junho o dinheiro já está liberado. Será um espaço pronto para a prática dos esportes de forma organizada, de forma disciplinada. As pessoas vão olhar para vocês com outros olhos. Não vão mais ter aquela percepção que tinha do esporte que vocês praticam”, concluiu.

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Acre ultrapassa 4 mil operações aéreas em 2025 com 897 voos registrados em maio

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O Governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), registrou 897 voos em maio nos aeródromos estaduais. Com esse resultado, o estado chegou a 4.026 operações aéreas acumuladas entre janeiro e maio de 2025.

Os dados constam no Relatório de Controle Aeroportuário divulgado nesta sexta-feira, 6. O levantamento aponta que 88% das operações foram de voos regulares. A aviação regional tem papel central na mobilidade da população, especialmente em municípios com acesso limitado por via terrestre.

Feijó liderou em volume de voos no mês, com 289 decolagens – sendo 254 regulares, 31 de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e quatro com helicóptero. Em seguida, aparecem Tarauacá (204), Marechal Thaumaturgo (139), Jordão (121), Porto Walter (59), Santa Rosa do Purus (48), Manoel Urbano (19) e Xapuri (18).

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou os investimentos na infraestrutura aeroportuária. “Com o compromisso do governador Gladson Cameli, seguimos avançando para tornar os aeroportos mais eficientes e seguros”, afirmou.

Em comparação com os anos anteriores, o número de voos cresceu 28,6% entre 2023 e 2024, passando de 7.123 para 9.162. A média mensal de operações em 2025 segue acima de 800, com tendência de manutenção do crescimento até o final do ano.

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Durante Caravana, DNIT defende macadame hidráulico como solução definitiva para BR-364

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Na quarta-feira (5), durante a passagem da Caravana da BR-364 pelo interior do Acre, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Araújo, apresentou aos parlamentares, técnicos e lideranças locais os trechos da rodovia onde foi aplicada a técnica de pavimentação com macadame hidráulico. Segundo ele, essa é a alternativa mais eficiente para superar a falência estrutural do pavimento tradicional da BR-364, que há décadas enfrenta colapsos recorrentes em razão da fragilidade do solo amazônico e do volume de chuvas.

Araújo explicou que o macadame consiste na aplicação de uma camada espessa de pedras, entre 25 a 30 centímetros, em graduações que vão do rachão ao pó de pedra. “Ela vai se encaixando, é como se eu fosse aglutinar aquela rocha que virou pedra e transformar ela em uma rocha de novo”, afirmou. A compactação desse material cria uma estrutura altamente resistente e com capacidade de drenagem lateral, o que evita que a umidade penetre e destrua o subleito da estrada. “A água que vier debaixo sai pelas laterais. Por isso que o macadame não pode ficar enterrado”, completou.

Um dos trechos destacados foi o de 1,5 quilômetro construído há alguns anos nas proximidades do Rio Caeté. De acordo com Araújo, o trecho segue intacto, mesmo após três anos de tráfego pesado e invernos rigorosos. “Veja bem: você tem um quilômetro e meio com esse pavimento que tá aqui resistindo até hoje, sem nenhuma intervenção”, destacou, comparando a durabilidade do macadame com a rápida degradação do antigo pavimento de solo brita misturado com argila.

Além da resistência, o superintendente também enfatizou o caráter social da intervenção. “Essa BR não se trata de uma rodovia que se vai se falar por economicidade. Ela não tem esse número, mas ela tem um valor que eu acho que é muito maior, que é o do social”, declarou. Para ele, a reconstrução da BR-364 deve considerar a importância estratégica da rodovia para as populações do interior, que dependem da estrada para acessar saúde, educação, mercados e serviços básicos.

Durante sua fala, Ricardo Araújo também reforçou que o plano de reconstrução da BR-364, previsto para ser licitado a partir de setembro de 2025, vai priorizar o uso do macadame. A escolha foi validada por estudos técnicos conduzidos em dezembro do ano passado. “Na reconstrução não pode ter outro pavimento a não ser o macadame. […] Nós mostramos que isso sim é respeito: é quando se faz uma estrada que tenha durabilidade”, declarou.

Em resposta a questionamentos sobre custos, Araújo reconheceu que o investimento inicial é elevado, mas argumentou que o retorno compensa. “É muita pedra. […] Dá mais de dois mil metros cúbicos a três mil metros cúbicos por quilômetro. Mas ele se paga com o tempo. Com 10 anos, o custo é praticamente zero”, disse, ao afirmar que a manutenção só se torna necessária após o sexto ou sétimo ano.

O superintendente ainda detalhou a origem do material: “Essa pedra vem toda do Abunã. Um terço do custo é só transporte”. Mesmo com os desafios logísticos, ele reiterou que o DNIT planeja expandir a aplicação do macadame para mais 60 a 80 quilômetros ainda neste ano, com o apoio da bancada federal na busca por novos recursos.

A visita da Caravana ocorreu no contexto de crescente mobilização política e institucional em torno da BR-364. Parlamentares, como o deputado André Vale, vêm defendendo um compromisso concreto com a reconstrução integral da estrada, que conecta o Baixo ao Alto Juruá. Ao encerrar sua fala, Araújo resumiu o desafio: “Essa estrada é uma artéria. Não tem por onde desviar. Ou a gente cuida dela ou o Acre se isola”.

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Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Acre vão até 15 de junho

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O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas, até 15 de junho, para a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A premiação busca reconhecer e incentivar o empreendedorismo feminino em cinco categorias, sendo duas delas inéditas.

As categorias são: Pequenos Negócios, Produtora Rural, Microempreendedora Individual (MEI), Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. Esta última contempla empresárias que atuam em mercados fora do Brasil, enquanto a categoria de Ciência e Tecnologia é voltada a mulheres que desenvolvem novos produtos com base científica e tecnológica.

Segundo a analista do Sebrae no Acre, Julci Ferreira, o prêmio é uma ferramenta importante para valorização das trajetórias empreendedoras femininas. “Muitas vezes essas mulheres não se reconhecem como empreendedoras e não percebem o quanto suas histórias podem inspirar outras. O prêmio é uma forma de valorizar isso”, afirma.

A premiação é realizada em três fases: estadual, regional e nacional. No Acre, serão selecionadas cinco vencedoras, uma por categoria, que seguirão para a etapa regional. A partir desta edição, o Acre compõe uma nova microrregião junto com Roraima e Amapá, o que amplia as possibilidades de participação das empreendedoras locais na etapa nacional.

As vencedoras da fase estadual também participarão da missão técnica Summit Delas, organizada pelo Sebrae. Em 2024, a empresária Vitória Bogéa foi a primeira mulher trans da região a chegar à final nacional do prêmio. Ela destacou que a experiência foi marcante e incentivou outras mulheres a se inscreverem: “Cada capítulo da sua história, cada cicatriz e desafio enfrentado contribuíram para moldar uma mulher única. Empodere-se da sua trajetória”.

As empreendedoras interessadas contarão com consultoria especializada para preencher os requisitos exigidos pelo edital. O Sebrae oferecerá apoio técnico por meio de consultoras que acompanharão o processo de inscrição. As candidaturas devem ser feitas no site https://psmn.sebrae.com.br.

Na fase nacional, as premiadas receberão recursos financeiros e acesso a capacitações:

  • Ouro: R$ 30 mil, curso Empretec, mentoria especializada, missão técnica e participação na final nacional;
  • Prata: R$ 20 mil, curso Empretec, missão técnica e participação na final nacional;
  • Bronze: R$ 10 mil, curso Empretec, missão técnica e participação na final nacional.

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