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Política

Caravana da Aleac parte em defesa da BR-364 e reforça apelo por união e recursos federais

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Nesta quinta-feira, 5 de junho, parte de Rio Branco a caravana organizada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) com destino a Cruzeiro do Sul. A mobilização tem o objetivo de registrar e transmitir ao vivo os trechos mais críticos da BR-364, principal rodovia de ligação entre a capital e o interior do estado. A ação reúne 20 deputados estaduais, cinco deputados federais e o senador Sérgio Petecão.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), afirmou que esta é a segunda caravana organizada pela Assembleia com foco na rodovia. Segundo ele, o objetivo é sensibilizar o Governo Federal e a bancada federal sobre a importância estratégica da BR-364. “É uma caravana que vai ver de perto a situação da estrada e levar esse recado pra Brasília. Essa BR é fundamental para mais de 200 mil pessoas que moram nos municípios ao longo do trajeto”, declarou.

A programação prevê paradas em pontos considerados críticos, como a ponte do rio Caeté, em Sena Madureira, que está parcialmente interditada, e o trecho do rio Jurupari. A comitiva também fará uma parada em um trecho de 8 km onde o DNIT aplicou a técnica do macadame hidráulico. O material tem custo estimado de até R$ 8 milhões por quilômetro, mas tem apresentado melhor desempenho em comparação aos recapeamentos tradicionais.

A caravana como instrumento político de articulação e reposicionamento

A iniciativa liderada por Nicolau Júnior se insere em uma estratégia de articulação institucional e visibilidade pública. Ao reunir deputados estaduais e federais, além de um senador, a Assembleia busca formar uma frente de pressão conjunta sobre o Governo Federal, com foco na liberação de recursos para a reconstrução da rodovia. A transmissão ao vivo da viagem reforça o uso da comunicação institucional como ferramenta de mobilização política.

O movimento também projeta a Aleac e seu presidente como protagonistas no debate sobre infraestrutura no estado, tradicionalmente liderado por membros do Executivo. A antecipação da pauta e a convocação de lideranças regionais indicam uma tentativa de centralizar o tema no Legislativo, reposicionando o papel da Casa no debate sobre desenvolvimento e integração do Acre.

Nicolau Júnior defende que a estrada tem papel central no desenvolvimento do estado. “A Assembleia sempre esteve à frente dos grandes temas e essa estrada é prioridade. Sem ela, aumenta o custo de vida, o preço dos produtos e o sofrimento da população. Com uma estrada em boas condições, as pessoas podem ir e vir com mais segurança, acessar saúde e escoar a produção”, afirmou.

Durante a viagem, a equipe de comunicação da Aleac irá transmitir as imagens ao vivo pela TV da Assembleia. A Polícia Rodoviária Federal coordena o deslocamento da frota. O percurso será encerrado em Cruzeiro do Sul, onde haverá ato público na sexta-feira, 6, com a presença de prefeitos, vereadores, empresários e lideranças regionais.

Nicolau também comentou sobre a preocupação com os custos da obra e a necessidade de antecipação de recursos. “Sabemos que o projeto de reconstrução é caro, mas mais caro foi deixar a situação se deteriorar por 20 anos. Já passou da hora de o Acre ter uma solução definitiva para essa rodovia. A luta agora é por compromisso e orçamento”, concluiu

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Superintendente do DNIT responde críticas e defende ações emergenciais na BR-364

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Durante a Caravana da BR-364, realizada na última quarta-feira (5), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, Ricardo Araújo, rebateu críticas sobre a qualidade das obras emergenciais executadas na rodovia federal. Em um discurso enfático, Araújo defendeu o trabalho da equipe técnica e reafirmou que as intervenções paliativas são essenciais para garantir a trafegabilidade e a segurança da população que depende da estrada.

“Não está mal fiscalizada. Eu, o corpo técnico do DNIT nacional, já disse: essa é uma rodovia que deveria esperar a reconstrução e cruzar os braços. Mas como disse, muitos deputados federais foram lá dizer que estávamos enxugando gelo. Mas gelo pra quê? Pra que a gente tenha tráfego nessa estrada, pra que tenha qualidade de vida para quem está usando”, declarou.

Segundo o superintendente, o ideal seria aguardar o início da reconstrução definitiva da BR-364 — prevista para ser licitada a partir de setembro de 2025 —, mas isso significaria deixar dezenas de milhares de acreanos isolados. “Se não fizermos esse trabalho de agora, não tem como esperar mais dois, três anos para chegar com obra estruturante. As pessoas precisam da estrada funcionando hoje”, afirmou.

Ricardo Araújo também criticou o abandono da rodovia em anos anteriores, especialmente durante o governo federal anterior. Ele relembrou que, entre 2019 e 2022, os recursos foram insuficientes para manter o mínimo da malha rodoviária no estado. “Nos deixaram com os piores contratos. A empresa nem era de conservação, era um tapa-buraco precário com brita e argila. Não se pode comparar com o que estamos fazendo agora com macadame”, disse .

Durante a apresentação dos trechos com a técnica de macadame hidráulico, Araújo destacou que o novo método, apesar de mais caro e complexo, garante durabilidade e eficiência. “A água não pode ficar embaixo da rodovia. É por isso que a gente está usando macadame. A pedra se acomoda, compacta e vira quase uma rocha de novo. Esse pavimento resiste a anos de tráfego pesado sem manutenção constante”, explicou.

Questionado sobre os custos, o superintendente disse que os investimentos emergenciais são proporcionais à importância estratégica da rodovia. “Essa estrada não é viável economicamente, mas é socialmente essencial. Por isso, o governo federal atual está tratando a BR-364 como prioridade, coisa que não aconteceu nos últimos anos”, reforçou.

O DNIT estima aplicar ainda em 2025 cerca de 80 quilômetros de macadame, ao mesmo tempo em que conclui os projetos executivos para a reconstrução completa da rodovia, especialmente no trecho entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

“Estamos correndo contra o tempo, mas com base técnica e responsabilidade. Quem critica sem conhecer o que foi feito nos últimos dois anos, ignora o colapso que herdamos”, concluiu Araújo.

Com informações do AC24h

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Tem início Caravana que percorre BR-364 para verificar condições da rodovia no Acre

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A caravana parlamentar que percorre a BR-364 teve início nesta quarta-feira (5), em um esforço conjunto para observar de perto as condições da principal rodovia federal que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. A iniciativa foi liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior (PP), com a participação de 20 deputados estaduais, parlamentares federais, senadores e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O primeiro trecho percorrido foi entre Rio Branco e Sena Madureira. Durante a inspeção, os parlamentares constataram diversos pontos críticos, como a ponte metálica de Sena Madureira e a travessia improvisada no rio Caeté. Segundo Nicolau Júnior, a presença da comitiva é uma forma de cobrar soluções imediatas. “Essa união é importante para buscarmos uma BR melhor. Estamos percorrendo esse trajeto como a população faz diariamente, enfrentando trechos em situação precária. O Dnit já iniciou intervenções emergenciais, mas é preciso garantir recursos e continuidade das obras”, disse o deputado.

O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, acompanhou a caravana e explicou que o tráfego no trecho da ponte de Sena está sendo controlado com passagem alternada de veículos. Ele detalhou os trabalhos emergenciais já realizados e os planos para recuperar o trecho com uso de macadame hidráulico, solução considerada mais resistente para o tipo de solo da região.

O senador Sérgio Petecão (PSD) elogiou a mobilização. “Essa estrada é diferente de qualquer outra. Aqui, as condições logísticas são muito mais difíceis. O governo federal precisa entender que o tratamento para a BR-364 tem que ser diferenciado”, declarou.

O deputado federal Zezinho Barbary (PP) afirmou que irá destinar parte de suas emendas parlamentares para a BR-364 e destacou a necessidade de mobilizar toda a bancada federal. “Essa rodovia é vital para o abastecimento do Juruá. Muitos municípios estão isolados por falta de estrada. Precisamos garantir uma estrutura de qualidade que respeite o direito de ir e vir da população”, disse.

Durante a caravana, o presidente da Comissão de Transporte da Aleac, deputado André Vale (Podemos), ressaltou que é urgente transformar as reivindicações em ações práticas. Ele defendeu uma força-tarefa entre governo federal, Dnit e parlamentares. “Somente com orçamento e compromisso político será possível iniciar a reconstrução de fato da BR-364”, afirmou.

A caravana continuará nos próximos dias em direção a Cruzeiro do Sul, percorrendo os 600 quilômetros da rodovia e fazendo paradas nos principais pontos críticos. O objetivo é reunir informações técnicas e políticas para compor uma nova rodada de negociações com o Ministério dos Transportes e o Dnit nacional.

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Gladson Cameli confirma apoio a Mailza Assis e revela planos para 2026

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Durante entrevista publicada nesta terça-feira (3) no Blog do Crica, no site AC24Horas, o governador Gladson Cameli (PP) declarou publicamente que será o responsável por conduzir, no Acre, a articulação política da federação formada entre o Progressistas (PP) e o União Brasil. Segundo o governador, o convite partiu do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

Cameli afirmou que sua candidata ao governo em 2026 será a atual vice-governadora Mailza Assis (PP). “É natural que seja ela, é quem estará no governo em abril do próximo ano, quando eu me afastar para disputar o Senado”, declarou. Ele também descartou que o deputado estadual Nicolau Júnior (PP) seja uma alternativa para a candidatura: “O Nicolau está tratando da sua reeleição”.

Segundo Cameli, a campanha de 2026 já foi antecipada, e ele pretende se engajar diretamente na candidatura de Mailza.

Nome para o Senado e articulações

O governador disse que ainda não definiu com quem fará dobradinha para o Senado, mas descartou qualquer possibilidade de aliança com o ex-senador Jorge Viana (PT). “Esse, nem falo em possibilidade de aliança, porque ele vive no céu e eu na terra”, afirmou.

Cameli também comentou possíveis candidaturas dentro do seu governo. Sinalizou que o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, pode disputar uma vaga de deputado federal. Sobre o secretário Aberson Carvalho, respondeu com ironia: “Nisso não me meto, ele tem que se entender com a Socorro (deputada federal)”.

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