Connect with us

Política

Audiência pública discute importância das casas terapêuticas no Acre

Published

on

Na manhã desta segunda-feira (19), a Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) realizou uma audiência pública com o objetivo de debater a relevância do trabalho desenvolvido pelas casas terapêuticas no estado.

Segundo informações divulgadas pela Comissão de Reestruturação das Comunidades Terapêuticas, o Acre conta atualmente com 21 comunidades voltadas para esse fim, sendo que sete delas estão totalmente habilitadas e em conformidade com as resoluções vigentes. As outras 14 comunidades precisam realizar adequações em sua estrutura física, equipe e recursos.

Regulamentadas pela Portaria n° 563/2019 do Ministério da Cidadania, as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que compõem as casas terapêuticas oferecem tratamento em regime residencial e transitório, por adesão e permanência voluntárias, a pessoas com problemas relacionados ao uso, abuso ou dependência de álcool e outras drogas.

A audiência pública evidenciou a importância das casas terapêuticas no processo de recuperação de indivíduos com dependência química no Acre. A regularização dessas instituições é fundamental para garantir um atendimento adequado e a obtenção de recursos que contribuirão para a continuidade e aprimoramento dos serviços oferecidos. A discussão sobre políticas públicas voltadas para a área reforça o compromisso do estado em combater o problema das drogas e oferecer suporte às famílias afetadas.

O secretário de Assistência Social, Alex Carvalho, colocou-se à disposição, juntamente com sua equipe, para auxiliar as casas terapêuticas que ainda não têm sua documentação regularizada. Ele ressaltou que cuidar de pessoas com dependência química não é uma tarefa fácil, e o Estado precisa ser atuante dentro de suas possibilidades.

“A dependência química é uma batalha. Perdi um tio meu para as drogas, um gerente de banco, com família, que infelizmente foi consumido por esse mal. Sou do Rio de Janeiro e vi muitos amigos da comunidade morrerem dependentes. Nunca me droguei, mas conheço de perto o sofrimento das famílias que possuem um ente viciado. Me coloco à disposição para auxiliar nessa questão, para todos os colegas que não possuem documentação. Queremos ajudá-los a ficarem regularizados, pois dessa forma fica mais fácil conseguir recursos para manter esses locais”, afirmou o secretário.

Fonte: Com informação assessoria Aleac
Fotos: Sérgio Vale

Política

Prefeito Tião Bocalom nomeia equipe para transição de mandato em Rio Branco

Published

on

A equipe responsável pela transição de mandato da Prefeitura de Rio Branco foi oficialmente nomeada nesta quarta-feira (16) pelo prefeito reeleito, Tião Bocalom. O processo de transição é fundamental para assegurar a continuidade administrativa, a transparência e o fortalecimento da democracia local. Mesmo com a reeleição do prefeito, a transição entre mandatos é obrigatória por lei e envolve a elaboração de relatórios detalhados sobre a gestão atual, destacando tanto os avanços quanto as áreas que ainda precisam de melhorias.

Valtim José, coordenador-geral da equipe, destacou que os encontros da equipe começarão ainda nesta semana, com o objetivo de levantar e registrar as informações necessárias. Ele reforçou que todas as reuniões serão documentadas em atas, para garantir clareza no processo. O prefeito Bocalom ressaltou a importância desse trabalho para avaliar o que foi feito até agora e para planejar as ações para o próximo mandato, visando sempre à melhoria contínua da administração pública.

“Vamos trabalhar nos mínimos detalhes para passar ao prefeito Tião Bocalom a realidade da gestão com muita sinceridade e honestidade.” – Valtim José

Continue Reading

Política

Deputado Clodoaldo Rodrigues discute combate ao capacitismo em visita à Alesp

Published

on

Em visita institucional à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (15), o deputado Clodoaldo Rodrigues se reuniu com o deputado Gilmaci Santos, vice-presidente da Casa e também membro do partido Republicanos. Durante o encontro, os parlamentares discutiram importantes pautas relacionadas à inclusão, com destaque para a lei de combate ao capacitismo, sancionada recentemente pela vice-governadora Mailza Assis.

A legislação, que visa enfrentar a discriminação contra pessoas com deficiência, foi celebrada como um avanço na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. “Seguimos empenhados na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa para todos”, declarou Clodoaldo Rodrigues em suas redes sociais, reforçando o compromisso com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

A reunião reforça a aliança entre os parlamentares no apoio a iniciativas que promovem a igualdade e os direitos humanos, em consonância com os princípios do partido Republicanos.

Continue Reading

Assessoria

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo

Published

on

A pedido do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e de outros parlamentares, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública interativa na próxima terça-feira (15), às 9h00, para discutir o plano da ONU de zerar a emissão de gases de efeito estufa no setor de transporte marítimo até 2050. O debate focará os desafios e as oportunidades para o Brasil na substituição de combustíveis fósseis por energias limpas.

O senador destacou a necessidade de o País adotar uma postura proativa nesse processo, ressaltando seu enorme potencial na produção de biocombustíveis para o setor naval. Segundo ele, o País não pode ficar à margem dessa revolução global.

“Temos a capacidade de transformar o Brasil em um polo estratégico de transição energética no transporte marítimo, aproveitando nossas riquezas naturais e a produção de biocombustíveis. No Acre, por exemplo, pretendemos eliminar o uso de óleo diesel com a instalação de usinas de energia solar nos municípios”, afirmou.

Também ressaltou que a descarbonização, além de ser uma necessidade ambiental, representa uma oportunidade econômica, permitindo que o Brasil se destaque como fornecedor de energias renováveis. Para Petecão, essa transição é crucial para a Amazônia, pois está diretamente ligada à preservação do meio ambiente, à proteção da biodiversidade e à mitigação das mudanças climáticas.

A audiência contará com a participação de especialistas, como Flávio Haruo Mathuly, assessor da Organização Marítima Internacional; Mauro Sammarco, presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI); Paula Carvalho Pereda, professora da USP, e Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e dos Ministérios de Minas e Energia, Portos e Aeroportos, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Assessoria

Continue Reading

Tendência